Participei nesse final de semana do Demolation Experience, um mega evento online do Inovativa Brasil, maior Programa de Aceleração do Brasil para o ecossistema de Startups, onde são oferecidas, mentorias, troca de conhecimentos, networking, oportunidades e muito conhecimento. É impressionante e muito inspirador presenciar a quantidade e qualidade de pessoas de todas as idades e múltiplas experiências e origens apresentando suas ideias e iniciativas com emprenho, dedicação, vontade e até uma certa ingenuidade em algumas apresentações, tornando o processo ainda mais encantador.
O evento, que em outros anos foi realizado em grandes auditórios, com centenas de pessoas, salas, palestras, pitches, mentorias ao vivo, foi espetacularmente adaptado para o momento de distanciamento social, mas meu destaque vai mesmo pro comprometimento desses empreendedores, muitos já com muito sucesso em outras empresas ou carreiras, apresentando suas ideias com humildade e receptividade aos feedbacks da organização e mentores convidados.
Esses são os temas que vamos tratar hoje. Humildade, feedback receptividade, conhecimento e impacto.
Outro dia em uma live eu falei sobre a importância do fazer, ou seja, não esperar o ter o plano perfeito, a ideia genial, mas sim fazer o que é possível agora, com o que temos, onde estamos, sem perfeccionismo improdutivo, mas com dedicação e compromisso com a qualidade e responsabilidade. Tem um rápido video sobre isso aqui e o próprio vídeo, amador, sem áudio editado, sem a luz ideal, é um exemplo desse conceito.
Eu sou desde 2017, um dos mentores do Inovativa Brasil , e por estar rodeado de tanta gente boa, já passei por momentos onde achei que não teria condições de contribuir, de agregar valor. Mas convivendo com pessoas e profissionais extraordinários, a gente vai percebendo que cada um tem a sua “caixa de ferramentas” de experiências e habilidades, talentos e conhecimentos, que sempre pode trazr valor e ajudar em algum aspecto onde outro profissional, mesmo sendo super bem sucedido em outra área ou iniciativa, não tem a ferramenta certa para o serviço.
Hoje navegando pelo LinkedIn, vi um post do Gustavo Caetano, conhecido empreendedor brasileiro, onde ele falava da importância e dos benefícios de ter alguém com experiência por perto, na hora que “o bicho pega”, cumprir aquela missão, entregar aquela meta desafiadora, cada pequeno auxílio pode ser decisivo. Como na história do lenhador que deu 200 machadadas para derrubar uma grande árvore, não foi a última que fez o serviço, mas a soma de todos os esforços até o momento da árvore tombar.
Veja que bacana, até divertido, o vídeo do post (link pro orginal) do Gustavo que mostra alguém com um conhecimento que até então não fazia parte da situação, dando uma forcinha :
Por isso, se você está enfrentando alguma situação que parece não se resolver, levante a mão, busque ajuda de alguém com mais experiências no assunto, ou mesmo conhecimentos em uma área diferente da sua, por ser que para essa pessoa a solução do seu problema apareça com muito mais clareza e facilidade. Por outro lado, se você tem algum conhecimento, não fique tímido, achando que o que você sabe tem pouco valor ou não pode ajudar alguém, vem pro jogo, compartilha o que sabe, e você vai ver que pode fazer a diferença em muitas portas que não estão conseguindo abrir por aí.
Um abraço e … bons negócios!