Descubra como estratégias orientadas por dados podem turbinar seu negócio e multiplicar seus lucros.
OK, praticamente todo mundo já ouviu falar, mas o que é Business Intelligence, também conhecido como “BI (Bi-Ái)”?
Na nossa visão, BI é o processo de identificação, coleta, integração, análise e ativação de dados que servirão como matéria prima para tomadas de decisões de negócios de forma estratégica.
Para tornar mais claro, nada melhor que alguns exemplos do que é possível fazer com uma estratégia de BI:
- Analisar comportamento de consumidores e tendências que os dados mostram
- Mensurar padrões históricos de vendas e assim prever receitas futuras
- Projetar crescimento e recursos necessários para atingir
- Planejar antecipadamente equipes, contratações e treinamentos, otimizando investimentos
- Verificar a eficácia de atividades de marketing como campanhas, promoções, etc
- Aperfeiçoar cadeia de suprimentos, analisando modelos de logística e prazos
- Entendimento aprofundado de públicos alvo baseado em analytics de sites, apps e redes sociais
- Melhorar e estreitar relacionamentos com clientes e prospects utilizando conceitos de CRM
- Compreender e se preparar melhor diante de concorrentes utilizando análises competitivas
Desmistificando a complexidade do conceito de BI
Geralmente quando falamos em BI já surge a questão da tecnologia. O software custa caro, só grandes empresas podem implementar, vou precisar de uma equipe grande e vários outros pontos que são desafios para empresas pequenas ou iniciantes. Muito mais do que softwares complexos (e caros), o aspecto que mais vai fazer diferença em uma estratégia orientada por dados é a sua aplicação, ou seja, o comprometimento de todos, desde os líderes até times de operação no dia a dia. Um exemplo que sempre trago nas consultorias e palestras, é o da Seleção da Alemanha. Sim, aquela dos 7×1, que ganhou a Copa 2014 no Brasil.
A própria comissão técnica reconhece a importância de um Programa Estratégico de Treinamentos baseado em Análise de Dados para a conquista máxima do futebol mundial naquele domingo no Maracanã. Sim, a Alemanha, em conjunto com a SAP, uma das maiores empresas de Software do mundo, implementou, com a ajuda do software Match Insights, o plano que citamos acima. É verdade que o plano ganhou muita importância quando o time foi eliminado em casa, 8 anos antes, pela Italia, que viria a conquistar o título em terras germânicas. Porém um fato pouco divulgado, já mostrava o caminho que os alemães estavam considerando rumo às vitórias. Em uma partida eliminatória contra a Argentina, a decisão foi pros pênaltis.
Momentos antes das cobranças decisivas, o treinador entregou a Lehmann, o gigante goleiro alemão, um estudo demonstrando padrões de cobrança dos principais jogadores argentinos nos últimos 3 anos. Analisando os comportamentos, Lehmann acertou o canto em quatro penalidades e defendeu duas, classificando a Alemanha para a próxima fase. O que nos interessa aqui, é o formato que esse estudo foi apresentado ao goleirão. Uma simples folha de papel, arrancada de um bloquinho de anotações do hotel, possibilitou tomadas de decisão estratégicas que ao menos, naquela ocasião, contribuiram muito para a vitória do time.
Inteligente, não? A título de curiosidade, o famoso “papelzinho” está hoje em um museu em Bonn, na Alemanha.
Nos próximos posts vamos conversar mais a fundo sobre as infinitas possibilidades e benefícios do uso de estratégias de BI, hoje encerramos com essa provocação: antes de pensar nos obstáculos e desafios da implementação nos seus negócios, vale considerar qual pode ser o seu “papelzinho da vitória” que você pode colocar em prática imediatamente?
Um abraço e bons negócios.