Para quem não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve. (Alice no País da Maravilhas)
Muitos empreendedores, executivos, estudantes se queixam de trabalhar muito com a sensação de não sair do lugar. Como um carro atolado na lama, o motor funciona, queima combustível, gasta energia, os pneus rodam mas literalmente não anda. as causas podem ser muitas, mas em muitos casos a falta de um propósito ou meta clara, como na frase da Alice, tem grande participação em cenários assim.
Mas o que é uma meta, um propósito? Vamos pensar em motivação, que se analisarmos bem é ter claro um motivo para ação. Meta é um estado futuro, que requer comprometimento e dedicação para ser alcançado. Sendo assim, fica fácil ver a diferença entre Metas e Objetivos. Os objetivos indicam apenas uma direção, enquanto as metas são objetivos qualificados e quantificados. Frases como “Ano que vem vou emagrecer”, “Preciso ganhar mais dinheiro” representam desejo de mudança, porém não são metas, porque não transmitem possibilidades de ação. Vamos ver alguns exemplos:
Para um time de futebol:
OBJETIVO: ganhar o campeonato estadual.
META: vencer 80% dos jogos como mandante e 60% dos jogos como visitante para ganhar o campeonato.
Para uma família:
OBJETIVO: sair do aluguel.
META: adquirir uma casa de 100m² no Rio de Janeiro pelo valor máximo de R$ 300.000,00 até o dia 15 de Novembro de 2025.
Além do foco, comprometimento e atitude, essenciais para a conquista de metas, existem técnicas e ferramentas de planejamento que podem ajudar no processo de definição dessas conquistas. Uma delas é a ferramenta SMART, um dos principais “momentos da verdade” para conferir se sua meta é mesmo uma meta e o quanto você é capaz de se comprometer com ela.
Essa ferramenta ajuda a derrubar falsos conceitos tipo “o que eu deveria querer” ou “o que o mundo/pessoas esperam de alguém como eu” e ajudar o acesso a crescimento real e sintonizado com o teu propósito na vida.
SMART, além de significar, inteligente, esperto, é um acrônimo que resume os conceitos abaixo:
SPECIFIC > MEASURABLE > ACHIEVABLE > RELEVANT > TIME-BOUND
ESPECÍFICA
A meta precisa ter termos claros e precisos. Por exemplo, “ter inglês fluente” deixa margem para interpretações e “auto-trapaças” . Mas se a referência for “atingir X pontos no exame de proficiência X”, não haverá dúvida se a meta foi ou não atingida. O processo de especificar uma meta também funciona como um poderoso exercício de autoconhecimento: à medida em que eu me torno mais consciente do que “eu quero”, eu estou ao mesmo tempo descobrindo melhor “quem eu sou”!
MENSURÁVEL
Toda meta inteligente deve conter um valor (ex. número, cifra ou porcentagem), que funciona como uma linha de chegada. Metas mensuráveis evitam com que nos contentemos – ou frustremos – com qualquer resultado. Tomando o exemplo da perda de peso: se o projeto é perder 10 quilos em seis meses, e ao final dos primeiros 3 meses eu perdi apenas 500 gramas, fica fácil perceber que a estratégia escolhida não está sendo eficiente e precisa ser revista.
ATINGÍVEL
Uma meta deve ser desafiadora e atingível ao mesmo tempo. “Ser presidente do Brasil nas próximas eleições” não pode ser considerada uma meta para a grande maioria das pessoas. Caso ser presidente seja seu objetivo, você deve dividi-lo em um plano de ação de longo prazo com metas menores, como por exemplo, ser vereador, prefeito da sua cidade ou deputado ao longo do caminho.
RELEVANTE
É o combustível da realização, dispara e mantém o compromisso. O caminho tem muitas batalhas, mas eu escolho aquela especial em que decido investir minha energia. A realização da meta deve te proporcionar satisfação por esse investimento. Ex. Se eu estabelecer a meta de ser Presidente do Brasil quando na verdade estou interessado no poder que isso representa, qualquer proposta de trabalho que me traga esse poder será suficiente para me desviar da minha “meta” inicial.
TEMPORAL
Finalmente, a meta deverá ter um prazo definido para ser realizada. Temos uma tendência a protelar a fixação de uma data para que as coisas se realizem. Uma das causas da procrastinação é que uma data específica indica se alcançamos ou não o que estamos almejando e esse “não” pode ser doloroso. No aspecto positivo, com um tempo final estipulado, você pode eliminar distrações, fixar-se no essencial, pensar com mais clareza e ser criativo. Data significa dia, mês e ano. Não use tempos vagos.
Cumprir metas estabelecidas não é tarefa fácil, porém não estabelecer metas por medo de não atingi-las é no mínimo desperdício de vida e energia, e pior, da alegria da conquista, realização, transformação.
Para encerrar, no título falamos sobre a melhor parte de atingir uma meta. Olhe a imagem acima, de um maratonista amador. A maioria das pessoas nunca vai correr uma maratona, ainda que tenha condições. O que vale pra nossa conversa é o símbolo, a analogia. Uma pessoa que não tenha limitações físicas e nem seja atleta, precisa de cerca de um ano para se preparar para uma maratona. São treinos, dieta, musculação, parte psicológica, leituras, e muita dedicação para poder atingir a meta de completar os 42 Km dentro desse ano de preparação. A parte bonita disso tudo, além da conquista em si, é a transformação, ou seja, quem a pessoa se torna no processo de atingir aquela meta. No caso da maratona, a transformação é clara, você demorou um ano para correr a primeira maratona, mas agora, no novo nível, se descansar apenas alguns dias, já está pronto para mais uma, porque no processo você se transformou em alguém capaz de correr maratonas. Isso vale para idiomas, finanças, trabalho, relacionamentos e qualquer outra área que você queira se desenvolver.
Agora é contigo, seja SMART 🙂