Muitas discussões atualmente sobre privacidade, leis como LGPD, o fim dos cookies e movimentos como o da Apple com as mudanças no iOS, e seu impacto no marketing, especialmente nos canais digitais e chamados “de performance”.
Hoje no meu perfil instagram @ocaradogrowth, onde compartilho insights e dicas sobre growth, crm, data driven marketing e estratégias de negócios relacionadas, o tema surgiu na forma de uma pergunta na famosa caixinha dos stories.
Ao pesquisar para dar uma resposta mais completa (sim, dou aula, conduzo projetos para grandes marcas e passo uma boa parte do meu tempo pesquisando e estudando sobre o tema), me deparei com a informação da foto, sobre a iniciativa do Manchester United, que já foi conhecido como o clube com maior faturamento no futebol mundial e hoje é a casa do ídolo Cristiano Ronaldo, em resposta à GDPR, a lei de proteção de dados pessoais da comunidade europeia.
O clube exibiu a seguinte mensagem nos painéis de publicidade digital do estádio Old Trafford. “Você precisa fazer o opt-in novamente para continuar recebendo e-mails do Manchedter United”.
Simples, inteligente, eficaz e sem jeitinhos ou gambiarras. Reforçando a importância do consentimento, que deve ser “o livre, informado e inequívoco” a utilização de diferentes canais, o famoso approach Omnichannel, na comunicação com seu público, especialmente com fortes vínculos emocionais como no esporte, pode ser determinante.
E assim como uma campanha de aquisição, pode não apenas otimizar resultados como reduzir sensivelmente custos e riscos das suas iniciativas associadas a privacidade.
Se quiser mais conteúdos como esse pode conferir o insta (link no 1º comentário)
#growth #negócios #marketing #data #privacidade #lgpd #omnichannel