[SPOILER ALERT – Post Polêmico]
Essa imagem da “evolução” da caneta Bic é uma das presenças frequentes na galeria dos memes, referências a séries, filmes, notícias e até mesmo de outros memes ou acontecimentos nos Multiversos físico e digital, como o recente episódio das plataformas do Facebook fora do ar por algumas horas.
Mas nosso assunto hoje não é discutir memes, mas trazer uma provocação. Pensando na complexidade das relações com os diferentes públicos de um negócio hoje em dia, com virtualmente infinitas alternativas na ponta dos dedos, será mesmo que o básico bem feito é suficiente?
Disclaimer, sou um grande defensor do simples, de não enrolar pra lançar um produto, serviço ou oferta. Não enfeitar o pavão. Simplicidade e verdade vendem. Juntas, vendem muito. Ou seja, não tô aqui contra a caneta Bic, que embora muito relevante nos negócios da empresa, tá longe de ser o único (dá uma olhadinha na 2a foto deste post).
E mesmo se fosse, sabia que são mais de 70 pontos de controle de qualidade durante o processo de produção da famosa Bic Cristal? Sabia que novos produtos e extensões geram 12% da receita anual da Bic ?
Entre as maiores expectativas (ou já será realidade?) dos consumidores está a demanda por personalização, desde comunicações, passando por ofertas, condições de compra/pagamento e até os produtos finais.
Na era da experiência, será mesmo que o básico bem feito é suficiente? Claro, depende do contexto. Para um pastel da feira ou o clássico pão na chapa, ícones de prazer gastronômico aqui em SP, acredito que sim, o básico bem feito resolve. E num contexto mais complexo, como uma consultoria B2B ou uma aula sobre um tema inovador? Será que aquele “extra” em forma de uma informação a mais entregue de forma clara, um vídeo explicativo pelo celular, um FAQ ou atendimento imediato, pode ter seu papel em tornar a experiência do cliente mais valiosa, e porque não encantadora?
Antes de trazer respostas prontas, a ideia aqui é provocar as perguntas que possam agregar mais valor a um conceito tão importante quanto a experiência do cliente, cada vez mais impactante nas tomadas de decisão de compra, recompra, indicação ou…insatisfação.