Como um curioso de mente inquieta, passeio pelo universo digital de marketing, empreendedorismo há bastante tempo, sempre pesquisando e buscando entender como esses conceitos podem impactar os negócios, e como acreditamos aqui na Think, de uma forma que melhore a vida em geral, de pessoas, comunidades e porque não, o mundo.
Pela minha participação em projetos importantes envolvendo tecnologias e estratégias de marketing e negócios para algumas das principais empresas do país, e especialmente pela melhor parte de estar envolvido em ambientes de inovação, que são as pessoas que conhecemos, tenho sido convidado para palestras, participações em aulas e “lives” nas redes sociais para conversar sobre dados e tecnologias como CRM, Analytics, Business Intelligence, Big Data e outras tantas, e seus benefícios no mundo conectado em que vivemos.
Realmente utilizar a tecnologia correta para sua estratégia e cenário de mercado pode fazer muita diferença nos resultados de uma empresa, mas esse assunto – inesgotável e sempre se reinventando – vai ficar para outro dia. Hoje vamos dar um pulinho no passado e aprender como conceitos tidos como antigos, também podem ter impacto decisivo nos negócios.
Direto do nosso túnel do tempo, vamos trazer hoje uma lembrança das mais importantes na história da ThinkBusiness: em Julho de 2008, há aproximadamente 12 anos, participei do Seminário EMPRETEC, uma iniciativa da ONU realizada no Brasil pelo SEBRAE.
Um espetacular treinamento focado em comportamento empreendedor, muito além de técnicas de gestão e administração. Esse foco veio através de diversas pesquisas que indicaram que o sucesso empresarial requer muito mais atitudes vencedoras do que habilidades específicas ou técnicas.
Em formato de vivências, cada participante experimenta de fato características que foram mapeadas a partir de pesquisas como essenciais ao sucesso empreendedor e realiza atividades cientificamente fundamentadas para identificar e reforçar esses comportamentos.
Sem essas características em ação, não tem tecnologia, dado ou mágica que faça o negócio prosperar, e a melhor parte, combiinando essas práticas “raiz” com todo o arsenal de ferramentas que temos hoje á disposição, é só decolar para o sucesso. Vamos a elas, as famosas 10 CCEs, ou características de comportamento empreendedor, divididas nos conjuntos de realização, planejamento e poder.
Texto original, no site do SEBRAE, neste SEBRAE – Empretec.
1. Busca de Oportunidades e Iniciativa
Desenvolve a capacidade de se antecipar aos fatos e de criar oportunidades de negócios com novos produtos e serviços. Um empreendedor com essas características bem trabalhadas:
Age com proatividade, antecipando-se às situações
Busca a possibilidade de expandir seus negócios
Aproveita oportunidades incomuns para progredir
2. Persistência
Desenvolve a habilidade de enfrentar obstáculos para alcançar o sucesso. A pessoa com essas características:
Não desiste diante de obstáculos
Reavalia e insiste ou muda seus planos para superar objetivos
Esforça-se além da média para atingir seus objetivos
3. Correr Riscos Calculados
Envolve a disposição de assumir desafios e responder por eles. O empreendedor com esta característica:
Procura e avalia alternativas para tomar decisões
Busca reduzir as chances de erro
Aceita desafios moderados, com boas chances de sucesso.
4. Exigência de Qualidade e Eficiência
Relaciona-se com a disposição e a inclinação para fazer sempre mais e melhor. Um empreendedor com essa característica:
Melhora continuamente seu negócio ou seus produtos
Satisfaz e excede as expectativas dos clientes
Cria procedimentos para cumprir prazos e padrões de qualidade
5. Comprometimento
Característica que envolve sacrifício pessoal, colaboração com os funcionários e esmero com os clientes. O empreendedor:
Traz para si mesmo as responsabilidades sobre sucesso e fracasso
Atua em conjunto com a sua equipe para atingir os resultados
Coloca o relacionamento com os clientes acima das necessidades de curto prazo.
6. Busca de Informações
Característica que envolve a atualização constante de dados e informações sobre clientes, fornecedores, concorrentes e sobre o próprio negócio. O empreendedor:
Envolve-se pessoalmente na avaliação do seu mercado
Investiga sempre como oferecer novos produtos e serviços
Busca a orientação de especialistas para decidir
7. Estabelecimento de Metas
Compreende saber estabelecer objetivos que sejam claros para a empresa, tanto em longo como em curto prazo. Assim, o empreendedor:
Persegue objetivos desafiantes e importantes para si mesmo
Tem clara visão de longo prazo
Cria objetivos mensuráveis, com indicadores de resultado
8. Planejamento e Monitoramento Sistemáticos
Desenvolve a organização de tarefas de maneira objetiva, com prazos definidos, a fim de que possam ter os resultados medidos e avaliados. O empreendedor com essa característica bem trabalhada:
Enfrenta grandes desafios, agindo por etapas
Adequa rapidamente seus planos às mudanças e variáveis de mercado
Acompanha os indicadores financeiros e os leva em consideração no momento de tomada de decisão.
9. Persuasão e Rede de Contatos
Engloba o uso de estratégia para influenciar e persuadir pessoas e se relacionar com pessoas chave que possam ajudar a atingir os objetivos do seu negócio. Dessa forma, o empreendedor:
Cria estratégias para conseguir apoio para seus projetos
Obtém apoio de pessoas chave para seus objetivos
Desenvolve redes de contatos e constrói bons relacionamentos comerciais
10. Independência e Autoconfiança
Desenvolve a autonomia para agir e manter sempre a confiança no sucesso. Um empreendedor que possui essa característica:
Confia em suas próprias opiniões mais do que nas dos outros
É otimista e determinado, mesmo diante da oposição
Transmite confiança na sua própria capacidade
Segundo minha humilde opinião, por ser um treinamento comportamental, a melhor parte, e que provoca maior transformação, é que o Empretec praticamente te obriga a colocar em prática o aprendizado, gerando efeitos imediatos e ao mesmo tempo duradouros.
Alguns benefícios são maior segurança na tomada de decisões, a ampliação da visão de oportunidades e auto confiança, que combinados aumentam as chances de sucesso!